Biblioteca Escolar 2018/2019

   

      

   

 

 
 
 
Há (À) conversa na Biblioteca com Miguel Real 

Terá lugar na Biblioteca Escolar, no próximo dia 23 de maio, pelas 10.30h, uma conferência com o professor, escritor e ensaísta Miguel Real, subordinada ao tema "Arte, Literatura e Filosofia num mundo em mudança " destinada às turmas 12.º A, 12.º D e 12.º G. 

 

 

 
Conferências "Cientificamente Provável" na Biblioteca ESLFB
 
Terá lugar na Biblioteca Escolar, no próximo dia 17 de maio, pelas 10.30h, uma conferência sobre   proferida pela professora Paula Patrício, do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Lisboa, destinada a turmas de Matemática de 11.º e 12.º ano.

Esta é a terceira conferência no âmbito do programa "Cientificamente Provável", tendo já sido realizadas as conferências O Papel de Portugal na União Europeia (7 de maio) e Imigração e Diversidade Cultural (14 de maio), ambas em parceria com o Centro de Pesquisa e Estudos Sociais da Universidade Lusófona.  

 

 


 

Projeto Cientificamente Provávelparceria Biblioteca Escolar e Universidade Lusófona 

Conferência dia 7, às 14.40h, proferida pela Professora Fernanda Neutel sobre o tema "O papel de Portugal na União Europeia" 

  

 

 

 

 

 

 

 

_______________________________________________________________________________ 


Na Biblioteca Escolar da ESLFB: 

Há (à) conversa com...  Marco Neves, autor de A Incrível História Secreta da Língua Portuguesa.

13 de junho, pelas 11.45h  


                                

 

 

 

 

 

 

 


 

      

  

 

 "TESTEMUNHO: “A tortura numa prisão da PIDE”


Realizou-se na Biblioteca Escolar, no passado dia 22 de maio, pelas 10.00h, um encontro com José Pedro Soares, antigo preso político da ditadura fascista. À sessão, organizada pelo professor Rui Capão, membro da equipa da BE, assistiram as turmas 10.º F, 11.º D, 12.º D, 12.º E e 12.º F, acompanhadas pelos respetivos professores.

 

José Pedro Soares deixou um comovente testemunho de sofrimento, coragem e resiliência, muito para além do que conseguimos imaginar. Ninguém ficou indiferente à sua força, ao seu carácter, ao seu exemplo de cidadania, muito menos a jovem assistência, que, sempre atenta, por cerca de meia hora lhe foi colocando questões, como que querendo aproximar-se dele e fazer também um pouco parte da História. No final, vários jovens confessaram o quanto se tinham emocionado e o quanto a sessão os tinha marcado para sempre. Bem-haja, José Pedro Soares! 

 

Maria Filomena Santos" 


 


 

   

 


 


 


   

                   

 


 

 1 - Receção ao escritor Ricardo Belo de Morais:dia 5 de fevereiro, 11.45h, Biblioteca Escolar ESLFB. " Fernando Pessoa para todas as pessoas". Para turmas de 12º ano e amantes de Pessoa.

 

 

 

2 - Apoiar as literacias: divulgamos um conjunto de vários guiões para ter sempre à mão!

"Como fazer um bom trabalho escrito ", "Como fazer uma boa apresentação oral ",

"Como fazer indicações bibliográficas ", "Como fazer uma boa apresentação multimédia  ",

"Como fazer uma boa apresentação de um livro ", "Como fazer uma boa pesquisa ".

 

 

3 - Blogue do projeto "Entrelaçar leituras: Biblioteca (ainda) mais à frente" - Projeto elaborado e aplicado pela equipa da Biblioteca da ESLFB, selecionado e distinguido na candidatura "Ideias com Mérito"  da RBE: 

 

 

 

Boletim mensal

                   outubro 17

 

 

" Está comprovado que, quando os bibliotecários e os professores trabalham em conjunto, os alunos atingem níveis mais elevados de literacia, de aprendizagem, de resolução de problemas e competências no domínio das tecnologias da informação e comunicação."
 Manifesto da Biblioteca Escolar (UNESCO, 1999)


Guia do Utilizador da Biblioteca

 

                     Exposição comemorativa do 5 de outubro

 

                    

 

 

 

Atividades realizadas em 2016/2017