História e Patrono

A Escola Secundária de Paço de Arcos, hoje Luís de Freitas Branco (ESLFB), iniciou a sua actividade no ano lectivo de 1980/1981, no edifício da Escola Preparatória. Abriu com alunos do 3º Ciclo do Curso Unificado, distribuídos por 48 turmas, num total de 1357 alunos provenientes de várias escolas da zona.

A Comissão Instaladora debateu-se com inúmeras dificuldades, sendo de realçar o número excessivo de alunos matriculados na Escola que, nesse ano como nos seguintes, foi uma constante. Esse facto levou à abertura em 1983/84 de um bloco de aulas no edifício da Escola Secundária (em fase de construção).

A inserção da Escola numa área de bairros novos e populosos tem trazido vários problemas tais como turmas superlotadas e falta de espaço para as actividades extracurriculares.

A ESLFB possui Ensino Secundário desde 1986/87, iniciou o funcionamento dos Cursos Nocturnos do Ensino Recorrente por Unidades Capitalizáveis em 1995/96 e neste momento funcionam também o Ensino Secundário Recorrente Nocturno por Módulos Capitalizáveis, Cursos de Educação e Formação: 5 de nível 2 e 2 de nível 3 e ainda 3 Cursos Profissionais.

Conta hoje com uma população de cerca de 1483 alunos distribuídos por um total de 65 turmas.

O Corpo Docente é na sua maioria composto por Professores do Quadro de Nomeação Definitiva e conta com cerca de 182 professores. O Quadro de Pessoal da ESLFB conta ainda com 11 funcionários administrativos e 33 auxiliares de acção educativa (aproximadamente).

Ao longo destes 25 anos houve experiências diversificadas com o empenhamento de todos , de partilha e responsabilidade, das quais resultou, entre outras, a criação de um pólo do Minerva e a realização de acções de formação profissional nas áreas das Novas Tecnologias de Informação aplicadas aos cursos tecnológicos leccionados na ESLFB (suportados pelos programas PEDIP, FORTECA e PRODEP e apoiadas pelo FSE).

Pretende-se uma Escola dinâmica e humanizada, onde cada um, nas diversas tarefas que lhe estão cometidas, contribuirá para a qualificação e eficácia no processo ensino - aprendizagem.

Biografia do Patrono

http://www.youtube.com/watch?v=26lkgtdT1Oc&feature=related