Serv. Psicologia e Orientação (SPO)

O que é o Serviço de Psicologia e Orientação(S.P.O.)?

 O Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) é uma estrutura especializada de apoio educativo, integrada na rede escolar dos estabelecimentos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário. Articula com as estruturas de orientação educativa das escolas e com outros serviços da comunidade de forma a promover a integração escolar e social dos alunos.

Na Escola Secundária Luís de Freitas o SPO integra uma psicóloga.

Quais são as atribuições do Serviço de Psicologia e Orientação (S.P.O.)?

? Colaborar com os professores e/ou pais/encarregados de educação, na identificação/avaliação de alunos com dificuldades escolares e/ou psicossociais, analisando e propondo estratégias de apoio psicopedagógico que promovam o sucesso escolar e o desenvolvimento global dos jovens;

? Apoiar os alunos no desenvolvimento do seu projecto vocacional, mediante acções de sensibilização/informação e/ou dinamização de actividades de exploração vocacional. Em particular, o SPO da Escola Secundária Luís de Freitas Branco promove em articulação com os directores de turma o Projecto de Exploração Vocacional destinado aos alunos do 9º ano de escolaridade; 

? Estabelecer relações com outras entidades da comunidade (saúde, acção social, emprego, organismos ligados à formação profissional, empresas, outras escolas, etc.) procurando dar as respostas mais adequadas às diferentes solicitações.

Ética e Deontologia:

Os profissionais dos Serviços de Psicologia e Orientação respeitam, na sua prática, as normas éticas e deontológicas do exercício profissional da psicologia adoptado pelas associações cientifíco-profissionais portuguesas e internacionais, nomeadamente, a salvaguarda da privacidade dos alunos e das suas famílias, da sua cultura, dos seus interesses e o respeito pelas suas decisões.

Quem pode recorrer ao Serviço?

-          Alunos

-          Pais/encarregados de educação

-          Professores

Como se pode recorrer ao Serviço?

-          Através do Director de Turma

-          Pessoalmente

-          Por contacto telefónico

-          Por e-mail

 

Telefone: 21 4425049       extensão: 230                  e-mail: spo@eslfb.pt

 Instalações: 

 O Serviço de Psicologia e Orientação dispõe de um espaço de atendimento no Bloco D/ R/C - Sala SPO.

Horário de permanência na escola:

Da Psicóloga

Segunda-feira

11.45 às 14.00  / 14.30 às 17.30 horas

Terça feira

10.00 às 14.00  / 14.30 às 17.30 horas

Quarta – feira

9.00 às 14.00 / 14.30 às 18.15 horas

Quinta – feira

10.00 às 14.00 / 14.30 às 17.30 horas

Sexta– feira

9.00 às 13.15 horas

 Nota: O horário inclui horas de atendimento e horas de participação em reuniões semanais com outras estruturas. Para atendimento convém efectuar marcação prévia .

select